sexta-feira, 8 de março de 2024

Melhores Poemas do Mês - Fevereiro 2024


Projeto Poetizar o Mundo: Lista dos 10 Melhores Poemas do Mês de Fevereiro 2024, do grupo "Poetas amigos de Isabel Furini", do Facebook.

Os poemas foram escolhidos pelo poeta Decio Romano.

1º Lugar

José Feldman - Campo Mourão/PR

A VELHA CHATA

Essa é uma história ridícula,

com certeza é puro papo,

que vivia em uma edícula

uma velha... que era um trapo.


Sempre estava resmungando,

sobre todos, sobre tudo,

e sua vida, estagnando

em seu modo carrancudo.


Passam horas, passam dias,

se esvaindo as alegrias 

passa o tempo sem cessar.


Só esta velha não passa,

chata... parece pirraça,

a todos a azucrinar.

**


2º Lugar

Atílio Andrade - Curitiba/PR

RUELA

Uma janela

Olhando a lua

Desenha meu mundo

Eterna corrente, bem no fundo

Tentando fugir para a rua

Preso numa (ar) ruela.

*


3º Lugar

Solange Colombara - São Paulo/SP

CHÁ DA TARDE

Pequenas emoções são

transmitidas em sorrisos,

são delicadas meiguices


ou apenas algumas velhas mesmices.

Na nostálgica revoada em lembranças

o tempo testemunha vagas peraltices.

Nos sentimentos de lágrimas poéticas

a saudade transmuta-se em crendices.

*

4º Lugar

Sonia Cardoso - Curitiba/PR

MULHER IMÓVEL

A mulher imóvel 

Não assusta o pássaro 

Aquela que se move 

Sim. 


Não quero assusta-lo 

Mas mover-me 

E voar como ele.

*


5º Lugar 

Antonio Castilho - Avaré/SP

A CHUVA 

Bendita a chuva que cai

Para molhar a poeira e a poluição

Para melhor a gente respirar


Bendita a chuva que cai

Para evitar as secas

Salvar as lavouras

Para termos arroz e feijão

Para se alimentar


Bendita a chuva que cai

Para salvar as matas

Para os bichos

Não exterminar

Bendita a chuva que cai

Para os rios não secarem

Para termos água

Para beber e o banho tomar


Bendita a chuva que cai

Que é para nos refrescar

E o planeta não acabar


Bendita chuva que cai

Pode até demorar

Mas nunca deixe de aparecer

Pois sem você

Todos nós vamos deixar de viver


Bendita a chuva que cai

Bendita a chuva que cai

*

6º Lugar

Gisela Maria Bester - Curitiba/PR

Haicai

Por horas imóvel

junto à porta de casa

um gafanhoto!

*


7. Lugar

Daniel Maurício - Curitiba/PR

Da alma quebrada

Escapa uma essência

Que chega até Deus.

*

8º Lugar

Célia Evaristo - Alverca/Lisboa/Portugal

DEIXEM-ME CHORAR

Deixem-me chorar.

Não me limpem as lágrimas, por favor.

Deixem-me desabafar

cada vestígio que ainda sinto de dor.


A mágoa magoa-me a alma,

fere-me sem compaixão.

E quem me magoou a alma

não merece qualquer perdão.


Deixem-me chorar.

Lágrimas doces, que brotam do coração.

Lágrimas salgadas, arrancadas do mar.

Lágrimas perdidas numa oração.


E depois de tanto chorar

as lágrimas secarão nos meus olhos,

ficarei apenas a soluçar.

A fonte que tenho em mim

lá acabará por secar.

*


9º Lugar

Daniel Rodas - Campina Grande/PB

RETRATO DE UMA TEMPESTADE

azuis

os ganchos agarram a cerca

arrastando a luz

os cactos


baila o turbilhão de água 

o céu que enxágua a vastidão 

do pote


o tanque aberto

as crianças na bica


cinco gatos aglomerados no

alpendre


fios elétricos correndo na 

ponte 


a avó 

rezando o terço

*


10. Lugar 

Daniel Freitas - Belo Horizonte/MG

SINTO MUITO PELA MINHA VIDA LOUCA


Sinto muito pela minha vida louca

Minha loucura solta

É onde me elevo

Se quiser te levo


Uma vida leve

É o que você quer

Mas te ofereço 

Poesia intensa para você ler 


E se quiser voar

Te empresto minhas asas

Cigarro em brasa 

Sinta-se em casa


A visão rasa

E rotulada

Discriminada

Bem vinda 


Ao meu mundo 

Minha amada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...