segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ganhador do 10º Concurso Poetizar o Mundo: Ricardo José de Souza Almeida

No 10º Concurso Internacional Poetizar o Mundo, foram inscritos 425 poemas e o primeiro lugar foi conquistado por Ricardo José de Souza Almeida. 



1º Lugar - PLENILÚNIO 
A Lua branca, a Lua cheia,
Que minh'alma incendeia,
Corre pelo pano do céu,
Tirando, das nuvens, o véu. 


Ricardo José de Souza Almeida

Vamos conhecer a biografia literária desse poeta. Ricardo José de Souza Almeida nasceu em Sant'Ana do Livramento /RS, no dia 1° de janeiro de 1962. É poeta, escritor, cantor, compositor, roteirista de cinema e engenheiro civil graduado pela UFRGS. Como engenheiro civil exerce suas atividades profissionais na Corsan, em Porto Alegre, onde reside. 

A partir de 1991, passou a colaborar com textos literários para jornais.

Conquistou o 1° lugar no Concurso de Poesias do Grêmio Literário Castro Alves, com seu poema "Usa Tua Voz". Foi premiado em diversos concursos de literatura. Em 1993, lançou seu primeiro livro de poesias, "Trança de Passamanes", pela Editora Grafos. Foi nascente e membro-fundador da Academia Santanense de Letras, que em 1995 teve o ato de sua fundação. Em 2003, lançou seu segundo livro de poesias, "A Miragem e os Argos", pela Editora Movimento. Em 2005, lançou seu primeiro CD, "AMORTOTAL", gravado no Estúdio Rastros. Em 2009, concluiu, com nota máxima, Pós-graduação em Literatura Brasileira pela UFRGS. Em 2010, lançou seu terceiro livro de poesias, "Estação Hipnose", pela Editora Alcance, e seu segundo CD, "Onírico e Real", também gravado no Estúdio Rastros. Em 2011, lançou o livro "Sonetos de Nuance Livre", pela Editora Alcance. 

Conquistou duas Menções Honrosas no Prêmio Lila Ripoll de Poesia – edição 2011, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pelos seus poemas "Limbo" e "Louvação". Em 2012, foi um dos três premiados no Concurso Cultural Porto Alegre, Meu Lugar, promovido pelo Jornal Correio do Povo, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que teve em torno de 400 crônicas inscritas. Teve o poema de sua autoria "O Apanhador de Flores" selecionado no Concurso Histórias de Trabalho 2012, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Em 2013, lançou o livro de poesias "A Textura das Nascentes", pela Editora Alcance. Concluiu o livro "A Sudoeste do Sul", com data de lançamento ainda a ser definida. Concluiu o volume de pronunciamentos "Atril – Um Caminho". Escreveu a sinopse do filme "Estação Hipnose" e concluiu o volume "Estação Hipnose – Episódios". Teve a história de sua autoria "Almoçando com Afrodite" selecionada no Concurso Histórias de Trabalho 2013. Teve sua música "Retratos do Guaíba" premiada com o 1° lugar na categoria "Cultura, Arte e Espiritualidade", na VIII Mostra de Trabalhos do Lago Guaíba, organizada pela UFRGS e pelo Comitê do Lago Guaíba em 2013. Tem o show "Música Vazante da Alma" montado para apresentações, com várias já tendo sido realizadas. Também tem apresentado seu show "A Canção Notívaga" em bares e espaços culturais, cantando e tocando violão. Em 2014, lançou seu terceiro CD, "Claves de Música Nua", gravado no Estúdio Musique. Concluiu um livro de crônicas. Concluiu um volume de textos intitulado "Conjecturas". Já compôs mais de 300 melodias e colocou letra em mais de 80 delas. Concluiu as gravações de seus CDs nativistas "Luzente" e "Cerrito". Em 2015, publicou o livro de prosa "A Semântica da Pétala", pela Editora Alcance. Conquistou o 1° lugar no 10° Concurso Internacional Poetizar o Mundo, com seu poema "Plenilúnio". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...