sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jurados do 4º Concurso Poetizar o Mundo



Já foram escolhidos os Jurados do 4º Concurso Poetizar o Mundo, são eles: Tatiana Alves Soares Caldas, Benilson Toniolo e José Feldman.

Tatiana Alves Soares Caldas

Possui Graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bacharelado e Licenciatura (1988), Especialização em Literatura Portuguesa (1989), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela mesma universidade (2000). Atualmente integra o quadro efetivo do CEFET / RJ, na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas. Integra o grupo de pesquisa "Afro-brasileiros, Discurso, Estudos Literários e Culturais" e o NEAB, ambos no CEFET / RJ. Leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino médio e técnico, atua na Pós-Graduação Lato Sensu "Relações Etnicorraciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social" e no Mestrado em Relações Etnicorraciais, trabalhando com Literaturas Africanas e com a Poesia Negra brasileira.

ALVES, Tatiana. D'ALÉM-MAR: ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Oficina Editores, 2008. v. 1. 242 p.



JOSÉ FELDMAN



Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 27 de setembro de 1954, filho de Moisés Feldman, (falecido), representante de móveis e Mina Feldman.

Começou desde os 10 anos a mostrar aptidão para a escrita, ao escrever pequenos contos baseados em personagens de história em quadrinhos.

Com cerca de 13 anos de idade, começou a escrever as suas primeiras poesias.

Seus primeiros livros foram a coleção de Monteiro Lobato dada por seu pai, o qual conhecera Lobato pessoalmente, na época que lançava O Poço do Visconde. Com seu pai, o qual tocava bandolim, também aprendeu o gosto pela música.

Desde 1973, com uma fome enorme de conhecimento, realizou vários cursos, como Filosofia no Instituto Palas Athena, Italiano na Associação de Cultura Afro-Brasileira, Inglês no Instituto Roosevelt e Instituto Norte Americano, Leitura Dinâmica e Desinibição e Criatividade, no Instituto Dynamics Cymel, Arte Dramática no Instituto Macunaíma, Filosofia no Centro de Estudos Filosóficos Pró-Vida, além de diversas palestras e encontros de literatura.

No ICIB, pertenceu a diretoria cultural, promovendo diversos eventos musicais, além da Oficina de Trovas, ministrada pelo grande trovador Izo Goldman, e revelando talentos musicais dos jogadores do departamento de xadrez.

Começou a dar maior ênfase também à literatura, ao fazer, na Casa Mário de Andrade (Oficina da Palavra) o curso de Poesia Viva, com a poetisa Eunice Arruda, curso de literatura com Mario Amato, Ficção Cientifica na literatura e no cinema com o escritor de renome internacional, André G. Carneiro, além da Oficina de Trovas com Izo Goldman.

Foi membro da Casa do Poeta Lampião de Gaz (São Paulo).

Com as trovas, obteve pela primeira vez uma menção honrosa no Concurso de Santa Cruz do Sul (RS).

Casou-se em 1995 com a poetisa, escritora e dramaturga paranaense Alba Krishna Topan, a qual conhecera no curso de Ficção Científica, na Casa Mario de Andrade, separando-se em 2010.

Eleito em 2001 como vice presidente da diretoria provisória, da Associação dos Literatos ALIUBI.

Convidado a ser delegado da UBT Paraná, pela União Brasileira de Trovadores do Paraná, auxiliou na elaboração do Boletim Paraná em Trovas com a presidente da UBT Paraná Vânia Ennes, o secretário Nei Garcez e o grande trovador A. A. de Assis.

Edita um Boletim que foi indicado para ser inserido nos anais da Casa Legislativa Maçonica, que segundo as palavras do magistrado , Mestre Maçom e Deputado da Loja "Os Templários", de Curitiba, PR, Valter Martins de Toledo: "..projetos de primeira qualidade, com no é o caso do "Boletim Singrando Horizontes", editado pelo Professor José Feldman, na cidade de Ubiratã - Paraná.

Criou o Blog Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes (http://singrandohorizontes.blogspot.com/) seguindo os mesmos moldes do boletim, com muito mais conteúdo, postados diariamente, iniciado ao final de dezembro de 2007.

Em novembro de 2008, a convite do escritor Sorocabano Douglas Lara, passou a ser membro da ONE (Ordem Nacional dos Escritores), recebendo o medalhão das mãos do presidente da ONE, José Verdasca, em 19 de dezembro de 2008, no Gabinete de Leitura, em Sorocaba.

Em março de 2009 foi indicado para Cadeira Vitalícia na Academia de Letras do Brasil, pelo presidente da mesma, Dr. Mário Carabajal, tomando posse em 12 de agosto de 2009, na cidade de Piracicaba/SP, recebendo também o diploma de Doutor Honoris Causa e sendo nomeado presidente da ALB/Paraná.

É tambem membro do Conselho de Érica da ALB.

Consul municipal dos Poetas del Mundo.

Diretor da ALIUBI - Associação dos Literatos de Ubiratã.

Colaborador do Portal CEN.


BENILSON TONIOLO


Paulista de Santos, nasceu em 1968 e vive em Campos do Jordão.
Participou ativamente do movimento literário santista do início dos anos 90 e atuou na Secretaria Municipal de Cultura.
Formado em Hotelaria pelo SENAC, atualmente é aluno do Curso de Letras da UNIP.
Autor de uma dúzia de livros ainda inéditos, entre poesia e prosa, é membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, União Brasileira de Trovadores e União Brasileira de Escritores.
Fundador do Centro de Ação Literária de Campos do Jordão, onde edita o CAL, informativo literário cujo objetivo é divulgar o trabalho de poetas iniciantes.
Publica seus textos no blog http://blogdobenilson.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...